quarta-feira, 19 de outubro de 2011

VISITA DAS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNOESC - VIDEIRA


Estudantes de Pedagogia conhecem modelo de gestão escolar em Fraiburgo

Como atividade do componente curricular “Gestão e Organização Escolar”, acadêmicas da 4ª fase de Pedagogia da Unoesc Fraiburgo visitaram a escola 25 de Maio, construída no Assentamento Vitória da Conquista, do Movimento Sem Terra (MST).


O grupo foi acompanhado pela professora Magali Beatriz Augusto e conheceu o modelo de gestão da escola que utiliza a Pedagogia da Alternância como metodologia de ensino.

Neste modelo,explica a professora Magali, os alunos passam a morar na escola, onde permanecem por dois meses, aprendendo toda a teoria necessária. “Depois desse período, retornam para as suas famílias nas propriedades de origem e durante 30 dias, colocam em prática tudo o que aprenderam em sala de aula. Passado esta fase, voltam novamente para escola”, disse.“As turmas se alternam entre si. Enquanto duas estão na escola, outra está na propriedade, desenvolvendo a prática” reitera Magali. Durante a visita, o grupo foi acompanhado pelo diretor da escola, Daniel Celeste da Silva e pelo presidente do Conselho Escolar, Roque Pereira, que detalharam todo o modelo de gestão, onde a educação voltada para a agricultura constitui-se no foco principal do processo de ensino da Escola 25 de maio.

“Foi uma visita de grande proveito acadêmico, que contribuiu na formação das futuras pedagogas, as quais puderam conhecer na prática como funciona uma unidade escolar com estas características”, aponta Magali.

Ela explica que a escola possui aproximadamente 250 alunos matriculados na educação básica e desde sua fundação, em 1986, vem oportunizando aprendizado voltado à educação do campo, onde as crianças e jovens atendidos, além das disciplinas do núcleo comum (currículo básico nacional), permanecem em tempo integral desenvolvendo técnicas e conhecimentos agropecuários, relacionados às suas próprias vidas.

O nome da escola é fruto da história do MST. No dia 25 de maio de 1985 ocorreu a primeira ocupação de terras em Santa Catarina, no município de Abelardo Luz, com a participação de 2000 famílias. Destas, 78 foram destinadas para o município de Fraiburgo no ano de 1986, constituindo dois assentamentos: União da Vitória e Vitória da Conquista. Depois, foram instituídos os assentamentos Rio Mansinho, Chico Mendes e Contestado.

Uma das primeiras preocupações das famílias quando ali chegaram foi a escola. Já no primeiro ano de assentamento, as crianças foram reunidas sob a sombra de uma árvore para as primeiras aulas.

“Futuramente outras turmas serão convidadas para conhecerem a escola e sua metodologia de ensino”, confirma o professor Geraldo Vieceli, coordenador do curso de Pedagogia.




Um comentário:

  1. esta escola sem duvida alguma é um grande laboratório, para todos os que de uma forma ou outra convivem com sua organicidade, seja na auto-gestão dos educandos ou na proposta pedagógica voltada a agroecologia como matriz tecnológica de produção e opção de vida acima de tudo. Me tornei um profissional comprometido com a causa da classe trabalhadora graças a essa grande engrenagem chamada escola 25 de maio. Parabéns a todos pelo belo trabalho e seguimos sempre junto nas lutas.
    Robison Risso
    1ª turma técnica em agroecologia

    ResponderExcluir