terça-feira, 20 de março de 2012

TEMPOS EDUCATIVOS E ESTRUTURA ORGÂNICA NA ESCOLA

TEMPOS EDUCATIVOS



Além do tempo aula destinado ao estudo dos componentes curriculares previstos no projeto da escola, conforme horário escolar, a escola estará oferecendo regularmente outros tempos educativos, principalmente nos horários de intervalo de almoço, noturno e de finais de semanas. Tais como:


Tempo Trabalho Educativo: Tempo destinado a realização de pequenas tarefas como: recolher os lixos devidamente separados e depositar nos locais corretos; varrer as salas no intervalo do almoço, lavar a louça do almoço, (lavar seu prato). Estas atividades tem por finalidade garantir que os educandos valorizem o trabalho prático sem distinção de sexo, deixando claro a importância da divisão de tarefas e o trabalho coletivo.


Tempo Trabalho - Unidades Didáticas: Tempo destinado as atividades práticas nas unidades Didáticas:


Tempo Oficina: tempo destinado ao aprendizado de habilidades específicas tais como marcenaria, inclusão digital, artesanato, e outras.


Tempo Reflexão Escrita: tempo destinado ao registro, em caderno pessoal e específico, das vivências e reflexões sobre o dia a dia de cada educando(a). Estes Cadernos são recolhidos regularmente pela unidade escolar, para leitura e orientações devidas.


Tempo Leitura: tempo semanal destinado à leitura dirigida individual ou coletiva, conforme orientação do(a) educador(a) responsável pela atividade. É importante que seja priorizado este momento, dando preferência a temas da conjuntura atual.


Tempo Atividades Culturais: destinado a atividades culturais, apresentações de místicas, relaxamento, roda de capoeira, demais apresentações culturais.


Tempo Seminário: destinado para debates, palestras, conferências sobre assuntos de interesse da coletividade..


Tempo Núcleo de Base: destinado para discussão, avaliação e encaminhamentos gerais da escola. Neste tempo, os educandos(as) em seus referidos núcleos de base tem a liberdade de opinar sobre os diversos assuntos referente ao dia-a-dia da escola, bem como avaliar a participação dos componentes de seu grupo. Será realizado semanalmente e organizado registros das discussões feitas, apresentado ao coletivo de educadores.


Tempo Comunidade: Etapa em que os educandos estarão diretamente envolvidos com os processos produtivos e organizativos de sua comunidade e de sua família. Sua vivência social deve ser visto como um processo contínuo de formação do ser humano.


Tempo Práticas Agroecológicas: tempo destinado à práticas e experimentos com vistas à pesquisa agroecológica e contribuindo com a produção de alimentos para escola.



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