OBJETIVO GERAL
● Inserir a arte de produzir cinematografia no processo de ensinagem utilizando recursos tecnológicos por meio de projetos transdisciplinares como meio de aproximar o público estudantil da narrativa audiovisual
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
● Oportunizar aos educandos o acesso ao conhecimento da linguagem cinematográfica;
●Apresentar a produção cinematográfica aos estudantes como sendo uma fonte de cultura e agente transmissor de conhecimento;
●Desenvolver nos educandos o senso crítico, estético e cultural sobre os caminhos da produção de um roteiro;
●Estimular aos estudantes habilidades artísticas de trabalhar como atores e atrizes de uma produção cinematográfica;
●Ensaiar as cenas de gravação enquadradas dentro dos quadros e dos planos para a gravação de imagens;
●Sociabilizar com a comunidade a produção cinematográfica do trabalho desenvolvido.
METODOLOGIA
- Conversão do conteúdo em roteiro;
- Explanação dos conteúdos curriculares que serão trabalhados em forma de roteiro;
- Divisão desse roteiro em cenas;
- Definição das cenas com subdivisão de quadros e planos;
- Seleção de estudantes que se identifiquem com o projeto para participarem do mesmo;
- Leitura dos roteiros para o grupo participante do projeto;
- Definição dos personagens para atuar na produção;
- Definição de tempo, espaço e lugar para as gravações;
- Escolha de direção de produção, fotografia e contra regras;
- Ensaio das cenas e quadros;
- Gravação das cenas;
- Edição das gravações realizadas;
MATERIAIS UTILIZADOS
- Figurino;
- Câmera filmadora;
- Tripé;
- Câmera fotográfica;
- Microfone;
- Computador;
- Materiais diversos (analisar roteiro)
- Cenário (ver roteiro)
RESULTADOS
- Foi percebido que os educandos romperam barreiras de timidez, melhorando o seu relacionamento social, cultural e intelectual;
- O vídeo e as filmagens ajudam-nos na construção da própria identidade, principalmente quando eles mesmos se observam nas telas de exibição;
- Outros apresentaram melhorias na dicção, pois na hora das filmagens eles não conseguem falar algumas palavras que estavam no roteiro e com isso as repetem ou as trocam por outras, mostrando um gerenciamento mental e rápido no vocabulário;
- As produções cinematográficas exigem conhecimento de fundamentação teórica por parte dos participantes;
- A produção de curtas metragens mostrou um forte resultado na interiorização dos conceitos trabalhados;
- A caracterização das roupas e dos figurinos também remete aos mesmos, traços historicamente situados que exigem, ao mesmo tempo novas criações;
- Essa atividade proporciona aos educandos uma contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos mais informados, críticos e dinâmicos;
- Agora eles veem novas utilizações de tecnologias que antes só eram usadas para tirar fotos e colocar em site de relacionamentos. Hoje não são apenas receptores, são produtores de materiais que podem ser usados para discussão em suas salas de aula e como material pedagógico utilizado por outros grupos de estudantes.
FILMES DE FICÇÃO PRODUZIDOS
• A Lenda do Negrinho do Pastoreio
• As Aventuras de Pedro Malasarte;
• A Velha do Banhado;
• O Fogo;
• O paiol Mal Assombrado;
• Cenas do filme o Fogo
VÍDEOS EM DESTAQUE NA MÍDIA
E PREMIADOS
- Prêmio UNIMED de Jornalismo
- Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente
- XIV Prêmio Arte na Escola Cidadã – Instituto Arte na Escola
- Jornais no âmbito Estadual e Regional
Nenhum comentário:
Postar um comentário